Pressão atmosférica



CURIOSIDADE

Algumas pessoas mascam chicletes, ou fazem movimentos de abrir e fechar a boca, para diminuir o efeito da variação de pressão. No meio aquático também podemos sentir este zumbido quando mergulhamos, afinal existe variação de pressão também dentro da água. Quando o mergulho é em profundidades maiores que 10 metros é necessário fazer descompressões antes de voltar a superfície, porque a diminuição da pressão pode liberar bolhas de nitrogênio no sangue. Este fenômeno é conhecido como Mal da Descompressão e pode até ser fatal!

Podemos usar o efeito da pressão do ar para apoiar ou sustentar alguns objetos:

O prendedor de toalhas na parede: A ventosa do prendedor empurra o ar para fora. A pressão do ar externo "empurra" o prendedor contra a parede, sustentado-o. Nos dedos da perereca o mecanismo é semelhante ao prendedor de toalhas.
Figura 47: Perereca e prendedor
de toalhas.

O ar, além das diferenças de pressão, também está sujeito às variações de temperatura (a temperatura varia de um local para outro e também durante o dia). Estas variações fazem com que o ar se movimente com velocidades diferentes. Percebemos o movimento do ar através dos ventos ou correntes de ar.


O que significa uma frente fria?
Resposta

A meteorologia é a ciência que estuda o clima e portanto capaz de fazer previsões do tempo. Hoje em dia estes estudos são feitos com instrumentos modernos, como os satélites e balões atmosféricos. Alguns aparelhos simples têm sido utilizados há muitos anos e permitem a previsão do tempo, através do estudo dos ventos.



Ver todas